sexta-feira, 24 de junho de 2016

Renovando a mente

O desenvolvimento intelectual é talvez o aspecto mais negligenciado da santificação cristã. Sendo o próprio fundamento do crescimento espiritual, o fracasso nessa área mina todo o empreendimento do discipulado. Pois em Mateus 22:37-38, somos instruídos a amar a Deus com toda a mente e intelecto.
Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.Este é o primeiro e maior mandamento.(Mateus 22:37-38)


Destrutivo para a vida espiritual é o conteúdo anti-bíblico do pensamento de alguém, não o pensamento em si. “O novo homem”, de acordo com Colossenses 3:10, “ está sendo renovado em conhecimento, à imagem de seu criador”.

E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;(Colossenses 3:10)

Pedro faz do conhecimento cristão o fundamento para a “vida e para a piedade” 2 Pedro 1:3).

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;
Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;(2 Pedro 1:3)

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1-2).
O novo testamento não ensina um evangelho diferente, mas ele é uma administração nova e superior do pacto Abraâmico. A maior partes das pregações populares faz distinções falsas entre os dois testamentos, com resultados desastrosos. Esta nova administração nos libera das práticas cerimoniais do Antigo Testamento, visto que Cristo as cumpriu. Agora, sob a nova aliança, somos livres para adorar a Deus como seres racionais; portanto, pregação, estudo e pensamento recebem preeminência no processo de santificação. 


Paulo opõem-se contra o antiintelectualismo da igreja moderna, que encoraja os crentes a permanecerem como criancinhas sem entendimento. A pregação contemporânea enfatiza o prático e procedural, e não o doutrinário e teológico.

O pensar como criaturas racionais produz algumas ramificações importantes. Se a essência da nossa natureza é a racionalidade, então um programa de desenvolvimento espiritual deve levar isto em consideração, de forma que trate os seres humanos como criaturas racionais, trataremos primeiro com a mente, os pensamentos dos indivíduos. Um programa de crescimento espiritual deve alcançar primeiro a mente. Isto é o que encontramos em Romanos 12:2.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.(Romanos 12:2)

Muitos cristãos, afetados por uma filosofia secular antiintelectual, também são ignorantes dos principais dogmas da sua fé, e isto revela sua desobediência às instruções bíblicas. Pela visão de que é o Deus soberano quem exerce um poder irresistível sobre a vontade do homem, por meio da mensagem do evangelho, é permitido que alguém se converta à fé sem um entendimento completo, todavia a Escritura ordena o estudo diligente da palavra de Deus para obtermos um entendimento intelectual abrangente da fé cristã.

A regeneração é uma reconstrução radical da personalidade e intelecto, após a qual a pessoa assume a autoridade bíblica como seu primeiro princípio. Contudo, muitas das falsas idéias que foram adquiridas anteriormente a conversão permanecem fazendo com que seus pensamentos e comportamentos exibam inconsistências irreconciliáveis com seu novo comprometimento fundamental. A partir da renovação da mente, descartamos as idéias anti-bíblicas, fazendo com que nossos pensamentos e ações se conformem à palavra de Deus. Posso até mesmo afirmar que se trata de uma prescrição para a vida cristã. Muitas pessoas alegam que desejam conhecer a vontade de Deus, mas falhando em seguir a instrução de Paulo, entendem incorretamente a própria natureza da vontade de Deus, e como ele a revela para nós. O misticismo pode ser mais espetacular e romântico, mas é também a forma anti-bíblica e preguiçosa de buscar a Deus. A transformação espiritual é a única forma de “experimentar e comprovar” qual é a vontade de Deus, Paulo nos diz para treinarmos a pensar como cristãos, de forma que possamos testar algo para ver se é a vontade de Deus, e se aprovaremos o pensamento ou ação em questão.

Precisamos considerar o programa de desenvolvimento cristão, pensando em nós mesmos como criaturas racionais, de forma que cada estratégia designada para aumentar nossa piedade deve primeiro atingir nossa mente. A familiaridade com a escritura produz discernimento espiritual. Só através do conhecimento é possível alcançar maturidade espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário