sábado, 11 de junho de 2016

Herdeiros das Promessas




Deus prometeu que viveríamos uma vida de eternidade.


     Essa é a maior promessa que o nosso Deus nos fez. Ele sendo Deus não precisaria prometer nada. Mas prometeu e por isso se fez devedor. Prometeu e fez questão que soubéssemos que Ele é fiel as suas promessas. Nosso Deus nos mostra, diariamente que a eternidade é algo concreto, real. A primeira forma que Ele nos faz recordar disso, é quando lembramos do Nosso Senhor Jesus Cristo, o primeiro que foi plenamente ressuscitado entre os mortos. É justo depositarmos nossas esperanças e sonhos Nele.

     É justo e bom seguirmos seus ensinamentos para que possamos também tomar posse de suas promessas. Que o nosso coração nesse tempo se apegue com presteza a certeza que Deus é fiel e cumpre suas promessas. Encontramos muitas pessoas depressivas, tristes que tem vivido uma vida sem esperança, por que deixaram se levar pelas “verdades do mundo”. Quem deixa de acreditar nas palavras de Deus que é verdade, deixa a felicidade escapar da palma de suas mãos. Por isso tanto sofrimento. Porque uma vida sem esperança é uma vida de sofrimento. Uma vida sem expectativa é uma vida triste. De fato Jesus nos diz para não nos preocuparmos com o dia de amanhã. Mas confiar nas promessas que o Senhor nos fez para um futuro, não contradiz as palavras do Senhor.

   Preocupação e esperança são coisas diferentes. Somos herdeiros da promessa. A promessa que o Pai fez através do seu filho recairá sobre nós. Ainda que morramos hoje, se vivemos em Cristo, ressuscitaremos no futuro. Não estou desacreditando da depressão e dos sofrimentos. Sei que ela é uma doença e como doença precisa de tratamento. Porém a esperança é uma força incrível. Por isso precisamos acreditar na promessa. É preciso esperança. Alimentemo-nos pois da verdade. Alimentemo-nos então da promessa.

     Enchamos o nosso coração de esperança. Nossa vida não é uma coisa sem sentido. Ele prometeu que o veremos face a face. Será que existe algo mais espetacular do ver a face de Deus? Encha seu coração da promessa. Não desacredite. Ele prometeu, Ele cumprirá. E a promessa da vida eterna, ainda que você morra, será sua, pois o próprio Deus prometeu que nossos corpos ressurgirão glorificados.


A sua vida tem um sentido. Seu sofrimento também.


   As afirmações esperançosas da promessa se antecipam ao futuro. Nas promessas está anunciado o futuro oculto, o qual, por meio da esperança que desperta, age no presente. As afirmações encontram sua verdade na correspondência, verificável, com a realidade presente e experimentável. As afirmações da esperança estão necessariamente em contradição com a realidade presente e experimentável. Elas não resultam de experiências, mas constituem uma condição para que sejam possíveis novas experiências. Não pretendem iluminar a realidade que aí está, mas a realidade que virá. Em todo o Novo Testamento, a esperança cristã se dirige para o ainda não visível. A esperança cristã é uma esperança de ressurreição e demonstra sua verdade pela contradição entre o presente e o futuro por ela visualizado, futuro de justiça contra o pecado, de vida contra a morte, de glória contra o sofrimento, de paz contra a divisão. E nessa contradição que a esperança deve mostrar sua força. Muito mais significativo é apresentar a esperança como o fundamento e a mola mestra do pensamento teológico em geral e introduzir as perspectivas escatológicas nas afirmações sobre a revelação de Deus, sobre a ressurreição de Cristo, sobre a missão da fé e sobre a história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário